ACABAMENTOS

Por acabamento entenda-se todas as técnicas de operação sobre uma base para produção de um produto final requerido. As técnicas de acabamento são várias: laminação, encapsulação, vulcanização, fixação de ilhozes, e costura.

O processo de laminação consiste na aplicação de um método de união de dois ou mais suportes (papel, cartão, folhas metalizadas e filmes plásticos). A sua finalidade é aumentar a espessura e a rigidez, e proporcionar proteção e embelezamento ao produto.

Diferença entre Plastificação e Laminação

A diferença entre a plastificação e a laminação é o fato da plastificação ser aplicada utilizando apenas calor e pressão, enquanto a laminação emprega adesivos, além do calor e pressão.
Existem (3) três sistemas de laminação: a frio, aquecida, e laminação a quente.
O que determina os diferentes sistemas de laminação são os desenvolvimentos dos adesivos e a tecnologia nos equipamentos de laminação. A meta é aperfeiçoar a tecnologia de aplicação da laminação, diminuir custos, aumentar a velocidade de operação e respeitar as exigências ecológicas, elevando a competitividade da indústria do enobrecimento.

Os adesivos deverão ser especificados de acordo com o uso. Há três tipos de adesivos: com solvente, à base de água e sem solvente. A tendência é a utilização de equipamentos que laminem com adesivos sem solvente, uma vez que, além de cumprir as exi­gên­cias am­bien­tais, é uma alternativa técnica economicamente atrativa por apresentar menor investimento na compra de equipamentos novos.

Abaixo, explicamos os (3) três diferentes processos de laminação:

a) Laminação a frio (sensível à pressão)
Os equipamentos de laminação a frio são os mais baratos. A laminação a frio oferece vá­rias opções de filmes: polipropileno, po­liés­ter, policarbonato ou vinil, podendo ser do tipo permanente com alta ou bai­xa adesão, re­po­si­cio­ná­veis, com ou sem proteção UV. É quase que exclusivamente um processo de laminação frontal.

b) Laminação aquecida
Laminação de filmes sen­sí­veis à pressão, em que o adesivo utilizado precisa de um pou­co de calor para ser ativado. As temperaturas usadas são significativamente menores do que as necessárias na laminação a quente. O recurso do calor oferece mais rapidez no período de ajustes do que a laminação a frio.

c) Laminação a quente
Os equipamentos para laminação a quente são os mais caros. Laminações a quente são essenciais para uma verdadeira encapsulação, pois há uma fixação forte entre os materiais e o impresso pode ser manuseado após o processamento. O ponto fundamental para se ter bons resultados com a laminação está na compreensão de como as variáveis do processo (tempo, temperatura, pressão e tensão) interagem com os ma­te­riais.

Por convenção internacional, a expressão “alta frequência” corresponde à faixa de frequências entre 3MHz e 30MHz.
Vimos acima que existem várias técnicas de acabamento, desde o cortante especial à laminação e encapsulação ou à vulcanização de telas e colocação de ilhoses, são várias as técnicas e ferramentas para realização de trabalhos de acabamentos em altas de alta frequência.

Um dos processos mais importantes de acabamento em lona ou telas PVC é de facto a vulcanização. Vulcanizar é o ato de realizar a vulcanização, a qual é a reação química, em geral catalisada pelo calor, que permite a passagem de um composto de borracha, do estado plástico (borracha crua) para o estado elástico (borracha vulcanizada).

São várias técnicas de acabamento em base têxtil, nomeadamente:

  • Tosquia (ou navalhagem) de pontas soltas de fibras salientes.
  • Chamuscagem (gaseamento) de pontas soltas de fibras salientes, através de:
    • chama
    • placas aquecidas
  • Pré-fixação para modificação de dimensões (Alongamento/encolhimento)
  • Tingimento ou Coloração de tecidos
  • Desengomagem para eliminação de rigidez
  • Lixiviação (ou caustificação) para aumento da capacidade de absorção de colorantes
  • Costura de múltiplos tecidos e outras aplicações em têxtil
  • Lavagem /Limpeza a húmido e a seco
  • Impermeabilização
  • Entre outros