CNC

Na década de 1940 foi desenvolvido o NC (Controle Numérico) que evoluiu posteriormente para o CNC. CNC são as iniciais de Computer Numeric Control ou em Português Controle Numérico Computadorizado.

Trata-se de um controlador numérico que permite o controlo de máquinas de vários eixos, através de uma lista de movimentos escrita num código específico (código G). A utilização de CNC permite a produção de peças complexas com grande precisão, especialmente quando associado a programas de CAD/CAM.

Com o advento da informática e a criação dos motores de passo (motores elétricos aonde é possível controlar a rotação, o sentido de rotação, a quantidade de giro em graus do eixo do motor, entre outros.) e a consequente automatização de diversos equipamentos surgiram as máquinas CNC (Controle Numérico Computadorizado) equipamentos que são dirigidos por um controlo que se utiliza de números em forma de coordenadas (normalmente nos eixos x, y e z ) e geridos através de um terminal informático.

A Fresadora CNC é uma máquina equipada com fresas (ferramentas de corte parecidas com brocas de furadeiras) que através do movimento rotativo dessas e de seu deslocamento em um determinado plano é utilizada para cortar, desbastar, entalhar ou perfurar diversos tipos de materiais.

A sequência normal de trabalho com estes equipamentos é a geração de um modelo em computador que a seguir é transformado através de um aplicativo em coordenadas que chamamos de código G e com este é possível através de um programa em computador ligado à fresadora, fazer com que este computador mova a fresa, que está em rotação, através do material que queremos trabalhar, desbastando, cortando, – seguindo as coordenadas que o computador lhe enviar.